Tecnologia Assistiva: Você sabe o que é?

Tecnologia Assistiva (TA). A nomenclatura não é tão nova, mas ainda desconhecida por uma grande parcela da sociedade. Trata-se de uma área do conhecimento que se refere a recursos, serviços, estratégia que contribuem para promover a independência e melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência.

É também definida como “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências”.

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA – American with Disabilities Act. Este conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

Entende-se por recurso todo e qualquer equipamento ou parte dele utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, oferecendo auxílio para a vida diária, comunicação alternativa, acessibilidade no uso do computador, órteses e próteses, adaptações em veículos, entre outros. Já os Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

Aqui na Neurofisio Intensiva são utilizados alguns produtos como órteses, posicionadores e facilitadores da Expansão. No vídeo a seguir você conhece mais sobre esses produtos: 



Rolar para cima

Agende uma visita gratuita