Conheça os benefícios da prancha de propriocepção


Muito utilizada nas sessões de fisioterapia, a prancha de propriocepção proporciona exercícios de equilíbrio, transferência de peso, fortalecimento de membros inferiores e exercícios proprioceptivos.

Os exercícios de equilíbrio e propriocepção têm por intuito fortalecer os músculos por meio do trabalho isométrico da força muscular. Estes exercícios também são realizados de forma dinâmica, envolvendo a musculatura de membros inferiores. 

A utilização desse equipamento é indicada a todos os grupos, um exemplo é para indivíduos idosos que respondem de forma positiva, já que a perda do equilíbrio é um dos principais efeitos negativos oriundos do envelhecimento. Outra população que responde de forma positiva a esses tipos de exercícios são os indivíduos que possuem dor lombar, ou seja, que apresentam falta de força e capacidade de recrutamento das fibras musculares. Dessa forma, os exercícios que trabalham o equilíbrio e a propriocepção em superfícies instáveis melhorarão a força destes músculos que são responsáveis pela manutenção da postura.

No vídeo a seguir você pode conferir o uso da prancha em diferentes exercícios e pacientes. 



Rolar para cima

Agende uma visita gratuita