Férias: o que fazer com as crianças

Finalmente as tão esperadas férias escolares chegaram! Na primeira semana tudo é motivo de alegria e festa, mas a partir daí bate aquele tédio. O que fazer com as crianças em casa? Você sabia que esse período é uma ótima oportunidade para desenvolver atividades em família?
As férias servem para relaxar e preparar o corpo para o próximo ano e a criança precisa desses dias para desacelerar e fazer as coisas com mais tranquilidade. Nesse período os pais podem conversar mais com os filhos, passar mais tempo juntos e aproveitar momentos de brincadeiras.
Se apenas as crianças estiverem de férias, os finais de semana podem ser aproveitados com qualidade por meio de atividades simples como um passeio no parque, andar de bicicleta, soltar pipa, fazer artesanatos com material reciclado, contar histórias ou preparar algum prato simples com a participação dos pequenos. Outra alternativa é mandá-las para a casa de avós ou parentes para terem a possibilidade de visitar outra cidade, conhecer novos lugares e viver experiências diferentes. Dividir momentos com a família é fundamental na formação da criança e rende recordações para a vida inteira.
Organizar atividades para os filhos durante o período de férias é a melhor forma de mantê-los alegres, sentindo que estão descansando e aproveitando o período sem aulas. De acordo com a psicopedagoga Juliana Almeida, é importante estabelecer uma rotina com limite de horário para TV e elaborar uma programação com atividades ao ar livre, com jogos de raciocínio lógico e que estimulem a memória, é possível fazer um dia de cineminha em casa com direito a pipoca e luz apagada. Também é aconselhado que os pais façam algo com os filhos, como por exemplo, ler uma história em quadrinhos, jogar videogame, desenhar, pular amarelinha. O mais importante é que o lazer esteja unido ao aprender, tornando algo prazeroso e divertido.

Nas férias dá para fazer bastante coisa, mesmo estando dentro de casa. O importante é usar a criatividade e a imaginação para garantir a diversão da garotada.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita