Palmilhas posturais auxiliam no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down

Já ouviu falar em Podoposturologia? O nome pode parecer estranho, mas trata-se de um novo conceito terapêutico francês criado para reeducar e realinhar a estrutura do corpo. Uma das etapas desse método é a confecção de uma palmilha especial para corrigir a postura do paciente.

As palmilhas são órteses plantares com a finalidade de prevenir e tratar alterações posturais. Suas estimulações em regiões específicas da planta dos pés promovem uma modificação do tônus postural e um reposicionamento do quadril e das assimetrias musculares.

De acordo com a fisioterapeuta Meire Silva, parceira da Neurofisio Intensiva, as palmilhas posturais são altamente indicadas para crianças com síndrome de Down. Isso porque a obesidade, o déficit de equilíbrio, a fraqueza muscular, a frouxidão ligamentar e o padrão da marcha desses indivíduos apresentam-se alterados. Nesse sentido, a fisioterapia associada ao uso de palmilha visa a melhoria do equilíbrio, da coordenação e da estabilidade postural desses pacientes. Elas são capazes de emitir estímulos sensoriais, além  de modificar o apoio do pé e participar na biomecânica da marcha, corrida e salto, aliviando áreas de sobrecarga e dor.
No vídeo a seguir a Fisioterapeuta Meire Silva dá mais informações sobre a palmilha e a sua indicação para crianças com Síndrome de Down. Veja:


Rolar para cima

Agende uma visita gratuita