fbpx

Pronada, supinada ou neutra? Descubra como é sua pisada

Você sente dores na coluna ou no joelho? Seu tênis desgasta mais de um lado do que do outro? Sem saber, você pode estar pisando de maneira errada. Por serem base do nosso corpo, nossos pés precisam de cuidados especiais.

O tipo de pé, os joelhos e a flexibilidade nas articulações determinam o modo como uma pessoa pisa. Existem basicamente três tipos de pisadas: pronada, supinada e neutra. Conhecê-las é importante na hora de escolher um calçado adequado para evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna. 




Fonte: Zooom

O infográfico acima ensina um teste caseiro que pode ajudar, mas a melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista ou um fisioterapeuta especializado.

De acordo com a fisioterapeuta responsável da Neurofisio Intensiva, Vanessa Macorini, quando se pisa de forma irregular há um apoio excessivo em um ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Esse apoio excessivo pode gerar calos, bolhas, lesões ósseas, tendinites, além de deformidades ósseas como joanete e dedos em garra.

Os pés influenciam na postura corporal humana e no equilíbrio ortostático (manter-se em pé). Por isso, é necessário realizar uma avaliação de determinadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas para que se possa prescrever correções por meio de palmilhas posturais.  

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita