fbpx

Uma boa alimentação reflete no desempenho do paciente na fisioterapia

Uma dieta balanceada pode diminuir o stress, melhorar o humor, facilitar o controle do peso, além de potencializar o crescimento de crianças. Outra vantagem proporcionada por uma alimentação saudável é o aumento do desempenho em alguma atividade física. Na fisioterapia não é diferente, pois um bom rendimento também depende daquilo que o paciente come.

Se por um lado a boa alimentação dá ao corpo o que ele precisa para ter um bom desempenho no exercício, por outro a atividade física melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Portanto, fazer as duas coisas de modo correto é garantia de uma vida mais saudável.

Durante os tratamentos intensivos com o protocolo PediaSuit que são desenvolvidos na Neurofisio Intensiva, os pacientes são submetidos a quatro horas de exercícios. Para ter energia e disposição nessa jornada intensa é necessário se alimentar muito bem. De 1 a 2 horas antes do início das atividades é indicada a ingestão de alimentos como arroz, feijão, macarrão, batata, mandioca cozida ou lanche reforçado de pão/bolo com geleia e iogurte de frutas. De 30 a 60 minutos antes é melhor comer frutas como banana, mamão e manga, além de cereais e iogurte. A fisioterapeuta Vanessa Macorini destaca também a importância de beber bastante água, isotônico e sucos naturais durante o tratamento.


De acordo com Carla Serraglio, mãe do pequeno Lorenzzo, no ciclo intensivo do tratamento há uma preocupação extra na preparação do lanchinho que é dado no intervalo, que sempre é composto por frutas, iogurtes, sucos, pães e biscoitos integrais.

Quando uma pessoa se alimenta mal há uma sobrecarga no sistema digestório, que acaba refletindo no sistema muscular e articular, causando dores nessas regiões. Já com uma alimentação equilibrada composta por cereais, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados, o paciente tem mais condições para ter um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde. 

Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita