Conheça os diversos benefícios trazidos pela prática do alongamento

Independentemente de você ser um atleta ou um sedentário fazer alguns exercícios de alongamento faz muito bem aos músculos. Não há restrições. É uma prática para todos. Quando nos alongamos acontece o estiramento da fibra muscular, o que potencializa a articulação controlada pelo músculo. Assim, alcançamos um relaxamento que favorece também a flexibilidade dos músculos do corpo.

O alongamento é bastante praticado antes e depois de exercícios físicos, inclusive nas sessões de fisioterapia. Isso porque ele é capaz de preparar a musculatura, prevenir lesões, proteger os músculos e otimizar o desempenho. Além disso, alongar-se proporciona a consciência do próprio corpo, evita tensões musculares, previne problemas de saúde, favorece a coordenação motora, reduz o estresse, contribui para o alinhamento da postura, relaxa e causa bem estar.

 Na Neurofisio Intensivatodos os pacientes fazem alongamento antes de iniciar cada sessão de fisioterapia, assim como a Maria Eduarda Melchior que precisa realizar alongamentos diários em decorrência de um encurtamento que possui na perna esquerda. De acordo com a fisioterapeuta Dayane Paião, o alongamento o músculo piriforme pode evitar problemas futuros e dores.


Há quem pense que o alongamento deve ser realizado somente antes ou depois das atividades físicas, mas isso é mito! Afinal, você pode se alongar por meio de movimentos simples onde quer que esteja, inclusive antes de iniciar um dia de trabalho. Mas é importante que os exercícios sejam executados corretamente para não prejudicar os tendões ou lesionar os músculos.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita