Brincar faz bem para o desenvolvimento da criança

Tão importante quanto ir à escola, se alimentar e dormir, a brincadeira também é essencial para o desenvolvimento de qualquer criança. Brincar faz bem! Além disso, é uma ótima oportunidade de experimentar o mundo, aprender, organizar as emoções e estabelecer relações sociais.


O bebê começa a brincar com o seu próprio corpo e explorar o ambiente onde está. Você já deve ter visto, por exemplo, a criança colocar a mãozinha na boca ou sacudir os pezinhos para chamar a atenção. Como o bebê ainda não tem condições de colocar em jogo seus desejos, em função de sua imaturidade, os pais fazem uma leitura de seu olhar, do choro, dos movimentos e gestos, e interpretam os desejos, assim é brincado.

Piaget supõe que o bebê realiza o processo adaptativo básico de tentar compreender o mundo que o cerca. Ele assimila as informações que lhe chegam na limitada série de esquemas sensório-motores com que nasceu – como olhar, escutar, sugar, agarrar – e acomoda esses esquemas baseado em suas experiências. Segundo Piaget, este é o ponto de partida de todo o processo de desenvolvimento cognitivo.

Com o crescimento da criança surge a importância dos jogos, afinal por meio deles é possível desenvolver a linguagem, testar habilidades físicas, aprender regras e princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, entre outros. O jogo é uma excelente maneira dos pequenos se expressarem, pois ele oferece uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.

Por reconhecer essa importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, aqui na Neurofisio Intensiva há uma preocupação significativa por parte dos profissionais em tornar a terapia divertida sem perder o seu foco. As atividades lúdicas ocorrem de maneira planejada e intencional, como uma maneira de conduzir aos objetivos estabelecidos. 


Em nosso canal do YouTube publicamos o vídeo de uma atividade lúdica desenvolvida durante a sessão de fisioterapia do Lorenzzo, veja que graça nosso gatinho brincando e ao mesmo tempo trabalhando a resistência, o fortalecimento muscular, o alcance e a coordenação.


Rolar para cima

Agende uma visita gratuita