Conheça os benefícios trazidos pela bandagem na fonoaudiologia

Utilizar a bandagem adesiva em terapia não é novidade. Aqui no blog da Neurofisio Intensiva nós já falamos dos benefícios trazidos pela utilização da Knesio Tapping no tratamento de pacientes neurológicos, mas você sabia que a técnica também é utilizada por fonoaudiólogos?

Apesar da utilização da técnica na fonoaudiologia ainda ser relativamente nova, pesquisas já apontaram a eficácia em terapias de alterações temporomandibulares (ATM), paralisia facial, apraxias, assimetrias faciais, hipotonia dos músculos da face, além de auxílio na reeducação da respiração.
Na última sessão de fono do Joaquim Castilho, a bandagem foi utilizada para melhorar o selamento labial e consequentemente diminuir a sialorreia (perda não intencional de saliva). Com apenas três meses de tratamento, resultados satisfatórios já foram conquistados com auxílio de exercícios variados. Veja no vídeo que preparamos como é feita a aplicação da bandagem.


De acordo com a fonoaudióloga Karla Lins, a utilização da bandagem na fono, além de auxiliar na diminuição da sialorreia, também ajuda no aumento do controle de deglutição de saliva, melhora a mobilidade da língua, a função de mastigação e fala, a permanência do selamento labial (boca fechada) o que facilita a respiração nasal e garante o alongamento dos músculos labiais. Também facilita na retração da língua nos casos de protrusão exagerada e tratamento das disfunções da ATM, principalmente nos casos de dor.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita