Paralimpíadas: veja os benefícios trazidos pelo esporte para pessoas com deficiência

As Paralimpíadas já estão aí! A cerimônia de abertura está marcada para amanhã (7) no estádio do Maracanã. Ao todo são 23 modalidades de esportes, em 11 dias de competição. Mas todos sabem que não precisa ser atleta olímpico para praticar esportes, certo? As atividades físicas são ótimas para a promoção da saúde e bem-estar, inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

É claro que no início é necessário ir devagar e ser orientado por um profissional, mas com o tempo tudo se torna mais fácil. Na verdade quanto mais exercícios físicos forem executados mais o corpo corresponde e o retorno será uma vida saudável, independente e prazerosa.

Não importa qual a modalidade escolhida, o que dá resultado é fazer algo que você goste que lhe dê prazer. São inúmeros os benefícios trazidos pela prática de esporte por pessoas com deficiência, pois a atividade física estimula a independência e autonomia e melhora a socialização, a auto-estima, a força muscular, o equilíbrio, além das funções parelho circulatório, respiratório, digestivo e reprodutor.

Foto: Valmir Custódio / GloboEsporte.com
Paciente da Neurofisio Intensiva há um ano, Bruno Shimoguiri, é um exemplo de garra e determinação que encontrou no esporte a força para superar os desafios da vida. Ele faz parte da equipe de basquete sobre rodas da Associação do Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp), na qual participa de jogos oficiais na posição de armador. 

Para concluir nós separamos um vídeo inspirador, que de forma bem-humorada, mostra atletas em suas tarefas diárias e competindo. Embalado por uma canção cativante chamada “I Can”, o vídeo tem a intenção de mostrar como eles são heróis genuínos dentro e fora do esporte que praticam. Vale a pena assistir, pois a música é ótima e as cenas dos esportistas… inspiradoras!

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita