Tratamento da Dislexia: Conheça o método Panlexia

No artigo de hoje vamos falar sobre a Dislexia. Você conhece os sintomas? E os tratamentos? De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, esse disturbio acomete de 0,5% a 17% da população mundial e pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Trata-se de um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. Além de comprometer a capacidade de aprender a ler e escrever corretamente, a dislexia também pode gerar dificuldade para compreensão de um texto.

O indivíduo com esse distúrbio apresenta uma desordem no caminho das informações, inibindo o processo de entendimento das letras que, por sua vez, pode comprometer a escrita. O disléxico não consegue associar as letras ao som que elas representam, logo tem dificuldade para ler, escrever, soletrar. Além disso, é possível que a pessoa também apresente dificuldade de organização temporal, espacial e coordenação motora.
É evidente que os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. De qualquer maneira, é importante entender que cada disléxico é único e que deve ser compreendido e respeitado em sua individualidade.
Não há cura, mas há tratamento multidisciplinar com especialistas da psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia que pode ajudar a pessoa disléxica a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura e da expressão escrita.

A psicopedagoga da Neurofisio Intensiva, Juliana Almeida, concluiu o curso do método da Panlexia em junho deste ano. De acordo com a profissional, esse método auxilia o indivíduo disléxico a reeducar a sua leitura e escrita, buscando amenizar suas dificuldades em relação à área da leitura, escrita, soletração e interpretação. A Juliana gravou um vídeo com mais detalhes sobre o método, veja a seguir:

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita