fbpx

Integração Sensorial para síndrome de down

A síndrome de down é um distúrbio genético causado pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Geralmente, pessoas com essa síndrome apresentam personalidades e características diferentes e únicas, porém podem estar sujeitas a alterações clínicas como cardiopatias, problemas respiratórios, visuais, auditivos, além de atraso no desenvolvimento neuromotor, sensorial e das habilidades cognitivas.


É importante destacar que a intensidade desses aspectos varia muito de cada indivíduo e não há relação entre as características físicas e o comprometimento intelectual. Além disso, o desenvolvimento de crianças com a síndrome de down está intimamente relacionado com o estímulo e incentivo que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida.

De acordo com a fisioterapeuta Camila Silvério, a integração sensorial (IS) pode beneficiar o tratamento médico e disciplinar de crianças com Down, afinal elas, em sua grande maioria, apresentam problemas no processamento de estímulos sensoriais: vestibular, proprioceptivo, tátil, visual e auditivo. E a alteração do processamento nestes sistemas pode interferir de forma significativa na atenção, aprendizagem escolar e no desenvolvimento de habilidades motoras.

A integração sensorial propõe atividades objetivas para que os pacientes desenvolvam o controle de estímulos sensoriais e respostas adaptativas. Tudo isso de forma lúdica. Veja a seguir o vídeo que preparamos com alguns trechos das sessões de IS.






Para mais informações entre conosco pelo telefone (18) 3916-6524. 
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita