fbpx

Intervenção Psicopedagógica para pessoas TDAH

Você sabe o que é TDAH? A sigla ainda é pouco conhecida, mas é difícil de encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Trata-se de um transtorno neurológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda vida. Os sintomas mais comuns são: desatenção, inquietude e impulsividade.


Geralmente o indivíduo com TDAH apresenta dificuldades emocionais e de relacionamento familiar e social, bem como dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento escolar. É comum, por exemplo, que a pessoa com TDAH:

  • Deixe de prestar atenção em detalhes ou cometa erros por descuido em atividades escolares;
  • Tenha dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
  • Não escute quando lhe dirigem a palavra;
  • Remexa e batuque com as mãos e pés ou se contorça na cadeira;
  • Tenha dificuldade em esperar sua vez;
  • Não se sinta confortável em ficar parado por muito tempo;
  • Apresente dificuldades para brincar.
O diagnóstico deve ser feito por um médico com o auxílio de uma equipe interdisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, por meio da aplicação de testes que avaliem a cognição, foco, organização, entre outros itens.

A avaliação psicopedagógica tem um papel importante no diagnóstico, já que é na escola que os primeiros problemas têm maior expressão.  O psicopedagogo avalia a intensidade e a forma pela qual o desempenho escolar está sendo afetado, além das principais dificuldades de aprendizagem bem como os aspectos emocionas, afetivos e cognitivos envolvidos.

De acordo com a psicopedagoga da Neurofisio Intensiva Juliana Almeida, seu trabalho visa minimizar as dificuldades apresentadas por meio de jogos com regras, exercícios do programa de estimulação da atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, atividades lúdicas e trabalhos manuais.  

Atualmente não há cura para o TDAH, porém tratamentos multidisciplinares permitem que pacientes desenvolvam diferentes habilidades, vivam com qualidade, sejam socialmente inseridos e alcancem grandes objetivos.

Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita