fbpx

AVC está entre as principais causas de sequelas no mundo

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo. No Brasil não é diferente, a cada ano são registradas cerca de 100 mil mortes. A boa notícia é que 90% dos casos podem ser evitados com prevenção, além disso, o tratamento multidisciplinar proporciona ganhos significativos qualidade de vida.

Tratamento

Após receber indicação médica, o paciente deve procurar uma equipe multidisciplinar, a fim de obter uma melhor recuperação e qualidade de vida. O tratamento realizado por equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos é o que mais traz benefícios.

Na fisioterapia, o paciente reaprende atividades motoras simples como caminhar, sentar, ficar em pé, deitar, além do processo de passar de um movimento para outro.

Já na terapia ocupacional são treinadas as atividades de vida diária, como comer, beber, escovar os dentes, pentear o cabelo, usar o banheiro, trocar de roupas, entre outras.


Os problemas de fala e linguagem são causados quando o dano cerebral ocorre nessas regiões do cérebro. Para tratar dessas dificuldades, o trabalho de fonoaudiologia é essencial.


O que é e quais são os fatores de risco

Existem dois tipos de AVC. O mais comum é o Isquêmico, causado pela obstrução de uma artéria, gerando falta de sangue em determinada área do cérebro. O outro tipo é o hemorrágico, caracterizado pelo sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

São vários os fatores de risco que podem facilitar a ocorrência do derrame, na imagem abaixo você pode conhecer alguns. De qualquer maneira, é importante destacar que o manejo adequado desses fatores pode diminuir a probabilidade de uma pessoa ter um AVC. 
Sintomas
  • Boca torta;
  • Perda da força ou formigamento na face, braço ou perna;
  • Dificuldade na fala;
  • Perda da visão;
  • Desmaio;
  • Fortes dores de cabeça;
  •  Vertigem, náuseas e dificuldade para engolir.


Prevenção

É possível prevenir o AVC mudando alguns hábitos diários como diminuir a ingestão de comidas gordurosas, praticar exercícios físicos com regularidade, parar de fumar e beber demasiadamente. Se você for diabético ou tem pressão alta é extremamente importante tomar os remédios conforme orientação médica e seguir uma dieta saudável. 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita