Brincadeiras sensoriais estimulam o desenvolvimento de bebês

Você sabia que os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais no desenvolvimento do ser humano? De acordo com Piaget, do nascimento até os dois anos de idade a criança vive o chamado período sensório-motor, em que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, além disso coordena as sensações vivenciadas, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária.

Por meio dos sentidos os bebês conhecem e interpretam tudo. O cheiro, o som, a cor e todas as percepções que os sentidos trazem para o cérebro instigam a criança a pegar, explorar e analisar. São esses estímulos que colaboram com a construção da noção do corpo e identidade. Assim, proporcionar ao seu filho estímulos sensoriais variados é extremamente importante para o desenvolvimento.


É necessário destacar que além dos já conhecidos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e gustação), nós também temos outros dois: o sistema vestibular e o proprioceptivo. O primeiro está relacionado ao equilíbrio e informa ao cérebro a posição da nossa cabeça, o que orienta a posição do nosso corpo. O segundo está ligado à construção do mapa interno do corpo e é por meio dele que você sabe a posição das partes do seu corpo sem precisar olhar para elas.



Na Neurofisio Intensiva há uma sala de integração sensorial repleta de equipamentos, brinquedos e caixas sensoriais que são utilizados na estimulação das crianças. As atividades sensoriais proporcionam o desenvolvimento e valorização sensorial da memória, ajudam no desenvolvimento cognitivo: da linguagem, da motricidade fina e grossa, das capacidades de resolver problemas e da interação social. Além disso, são ótimos exercícios para acalmar bebês e crianças ansiosas.

Para conhecer nosso espaço de integração sensorial, entre em contato conosco pelo telefone (18) 3916-6524 e agende seu horário. Será um prazer recebê-lo.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita