A mania de deixar tudo pra depois

O ano de 2019 começou e, invariavelmente, ouvimos promessas de mudanças de todos os lados. Inclusive, nós mesmos, prometemos algumas delas. Será que cumpriremos ou tais promessas são antigas?

A procrastinação é o adiamento voluntário de uma ação. É deixar para depois algo que, na prática, podemos começar agora. Claro que não me refiro aos adiamentos ditados pelo bom senso, perfeitamente justificáveis, e sim aqueles que trazem consequências negativas quando não são evitados.

Do ponto de vista neurológico, deixamos para fazer as tarefas quando a recompensa está mais próxima. Isto explica porque muitas vezes não ficamos animados para iniciar, e concluir, um projeto cujo prazo de entrega está longe, o que nos leva a crer que a motivação é melhor quando a recompensa é imediata. No entanto, se não conscientizarmos das consequências negativas de só buscarmos realizações em curto 樂威壯
prazo, não teremos êxito em muitas tarefas que exijam tempo para concluí-las com sucesso, como juntar dinheiro, emagrecer, para citar algumas.

As desculpas dadas por aqueles que deixam tudo pra depois são as mais variadas, como “não consigo me organizar”, “sou preguiçoso”, “não tenho disciplina”, e por ai vai. De certa forma, não deixam de ter razão. O problema é que por trás de tais desculpas, nada é modificado e o comportamento perpetua até compreenderem o papel que isso tem em suas vidas e as consequências desta opção, uma vez que o adiamento contínuo prejudica o trabalho, os relacionamentos e, claro, a saúde, já que a pessoa adia o início de uma atividade física ou a ida ao médico.

Viver adiando iniciativas funciona como uma barreira protetora contra algo ameaçador. A procrastinação tem suas origens na baixa autoestima e na ansiedade. Adiar algo tem a ver com o medo de fracassar, de errar, e uma das explicações para este comportamento tem suas raízes na infância, decorrente das cobranças familiares, abertas ou sutis, com relação ao rendimento escolar da criança, sem que haja um respeito pelo seu ritmo. Assim, ela cresce pensando que a vida deve ser uma sequencia de êxitos e ter sucesso é um pré-requisito para ser amada pelos pais. E o que deveria ser superado com o tempo, a paralisa.

Claro que o simples fato de saber quais os mecanismos interiores que levam uma pessoa a procrastinar não basta para modifica-los da noite para o dia. Além da psicoterapia, são necessárias ações específicas, inclusive cronológicas, para evitar a procrastinação como, por exemplo, determinar dia e hora para iniciar alguma tarefa, pois a prescrição de um horário funcionará como impulso.

De qualquer forma, é preciso perceber como a ansiedade projetada no futuro, pelo peso das coisas a fazer, é mais desgastante do que transforma-la em uma ação no presente, dai a importância de realizar a tarefa agora. Lembrando sempre que, em cada ação, não é obrigatório sair-se bem. O que importa é agir.

 

Autora: Joselene L. Alvim- psicóloga

 

FONTE: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/psicoblog/post/mania-de-deixar-tudo-pra-depois.html?fbclid=IwAR1gLABLfQIgRSRQfji9FyT2SJ9ya5vO_wlSUolkXJXc4_kYqLfIW8DPSW8

 

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita