Você sabe o que é o Transtorno Fonológico?

Você provavelmente conhece ou já conheceu alguém com esse transtorno, mas você sabe o que é ele? O transtorno fonológico é a troca de sons na fala, como por exemplo “eu gosto de polo (bolo)”, “focê (você) não foi…” esse tipo de situação é comum entre crianças que estão no estado de desenvolvimento da fala.

A criança que apresenta esse tipo de fala pode receber vários tipos de influencias que interferem na fala, podendo ser hereditário e meio social. Geralmente ambientes com pessoas que falam rápido ou até mesmo ambiente com pessoas com diferentes línguas.

O fonoaudiólogo é quem faz o diagnóstico e o tratamento, através de atividades que exigem a fala da criança, podendo ser feitos de diversa犀利士
s formas, com jogos, conversação, nomeação etc.
Depois de diagnosticada o fonoaudiólogo monta o tratamento adequado para que o desenvolvimento da fala siga com normalidade.

É muito importante atenção a esses casos. Segundo a fonoaudióloga da clínica Neurofisio Intensiva, Karla Lins, esse tipo de transtorno ira dificultar a criança em seu cotidiano, pois a produção da fala interfere diretamente na escrita, leitura e desempenho acadêmico. Quanto antes começar a ser realizado o tratamento melhor serão os resultados e a qualidade de vida da criança.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita