fbpx

Ecolalia: um começo para o dialogo

A ecolalia é a repetição de uma frase ou palavra, podendo ocorrer em um contexto ou fora de contexto, geralmente ela está presente no autismo. Ela deve ser enxergada como uma porta para a comunicação com a criança, através dela podemos entender o que ela quer dizer com a repetição e interagir com ela.

A ecolalia apresenta duas formas uma é a imediata sendo essa a mais comum, ela tem como característica respostas por meio de repetições ela pode indicar intenção de comunicação. Enquanto a tardia apresenta demora na resposta e quando vem é por meio da repetição, está pode estar relacionada a intenção de comunicação ou não.

Para entender essa forma de comunicar, deve se olhar para a criança e seu contexto, não há uma única característica para todas as crianças. Quando identificada deve ser tratada para que ela venha a ser menos frequente, como informa a fonoaudióloga da clínica Neurofisio Intensiva, Karla Lins  que trabalha com essa disfunção da fala “devemos olhar a ecolalia de uma forma mais ampla, ela deve ser tratada, mas antes de tratada deve ser compreendida”.

Tudo isso envolve a participação de um fonoaudiólogo, família e amigos, pois o tratamento se estende da clínica ao dia-a-dia da criança que deve ser estimulada a todo momento “é preciso calma e paciência pois o tratamento não é rápido, ele exige tempo e muita dedicação de todos os envolvidos com a criança” alerta Lins. 

Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita