fbpx

Esfriou? Vamos com a Fisioterapia Respiratória

O friozinho chegou e junto com ele vem também algumas doenças comuns do inverno que dificultam a respiração como a gripe, resfriado, pneumonia e sinusite. Para tratá-las, além do acompanhamento médico, a fisioterapia respiratória também pode ajudar.

Com o objetivo de liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão, a fisioterapia respiratória serve para melhorar o aporte de oxigênio para todo o organismo.

Existem diversas técnicas, como por exemplo a percussão que consiste na aplicação de ligeiros golpes sobre o peito e costas do paciente, geralmente eles são aplicados de forma a fazer as secreções saírem dos pulmões. Durante o processo é normal que o paciente tussa bastante pois há saída de secreção. Outra técnica comum é o sopro que serve para fortalecer a expiração e o pulmão, de forma que haja uma melhora na respiração. De acordo com a fisioterapeuta da Neurofisio Intensiva, Maiara Tino, a fisioterapia respiratória deve ser aplicada  por um profissional que domine a técnica, afinal “a má administração na aplicação pode ocasionar problemas mais sérios”, alerta Tino.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita