fbpx

A terapia ocupacional no tratamento da depressão

Você sabia que a depressão também pode ser chamada de transtorno depressivo maior ou depressão clínica? Ela afeta como o indivíduo se sente, pensa e se comporta, podendo levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Até mesmo atividades simples do dia-a-dia podem se tornar complicadas. Geralmente o primeiro profissional a ser buscado é o psicólogo, mas você sabia que o terapeuta ocupacional também pode ajudar pessoas depressivas?

Muitas pessoas possuem dúvidas, medos e receios sobre seu quadro clínico. Uma das principais questões é: devo esperar a depressão melhorar para voltar a minha rotina? A resposta é não, como relata a terapeuta ocupacional da clínica Neurofisio Intensiva, Fernanda Bobora “os pacientes tem essa dúvida, ‘eu tenho depressão e agora’, a terapia ocupacional vai organizar a rotina desde atividades da vida diária ao trabalho e ensinar atitudes que possa ter e como enfrentar esse processo”. 

De acordo com quadro em que se encontra a depressão algumas pessoas esquecem atos que realizavam de maneira rotineira, como cozinhar por exemplo, o terapeuta ocupacional vai praticar isso com o paciente, de acordo com a necessidade.

Algumas das práticas realizadas nos tratamentos é a confecção de uma agenda, nesta agenda são colocadas as tarefas diárias e nelas serão pontuados os momentos de maior dificuldade para a pessoa, pode ser o momento de sair para fazer uma compra ou até mesmo a hora de escovar os dentes, com esta agenda é possível identificar os momentos de maior dificuldade e traçar ações que possam minimizar a complicação.

É importante o acompanhamento de um psicólogo integrado ao terapeuta ocupacional, eles trabalham juntos, pois é acompanhado o avanço do paciente e como o mesmo está encarando a situação “ nós vamos trabalhar as situações e de maior complexidade, mostrando para a pessoa que ela ainda é capaz de realizar alguma ação e ou superar as dificuldades apresentadas, isso é feito em várias esferas para alcançar a sanar esse bloqueio” completa Fernanda.

Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita