fbpx

Fonoaudiologia: o que a sua língua pode revelar sobre sua saúde?

Você já observou a sua língua hoje? Pode parecer bobeira, mas a nossa língua pode ser um bom indicador de como anda a saúde. Rosada, viçosa, brilhante, com bom tônus e saburra (crosta que cobre o fundo da língua) branca, fina e úmida. Essas são as características de uma língua saudável. Por outro lado, o inchaço, a cor alterada e a presença de tremores podem demonstrar um aspecto menos saudável.

Alterações na cor e no aspecto do órgão indicam, principalmente, deficiências de vitaminas no corpo. Já a saburra pode render subsídios para a descoberta de outros males. Algumas doenças sistêmicas podem reduzir a parte líquida da saliva, causando um acúmulo anormal de restos sólidos sobre o órgão. Isso é comum, por exemplo, em pacientes diabéticos. Já pessoas que respiram pela boca, como as que têm rinite e sinusite, podem desenvolver uma maior descamação lingual.
De acordo com a fonoaudióloga da Neurofisio Intensiva, Karla Lins, a saburra também pode ser alterada em consequência de estresse, ansiedade e traumas. Em pacientes estressados, o corpo faz aumentar a produção de mucina, responsável pela viscosidade da saliva e pela aderência de micro-organismos sobre o dorso da língua, fazendo aumentar a saburra.

Como anda a sua língua? Notou alguma alteração? Em caso de dúvida procure um médico otorrinolaringologista e faça uma avaliação mais detalhada.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita