fbpx

Dia Nacional do Livro: Você sabe escolher o livro ideal de acordo com a faixa etária da criança?

Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o dia nacional do livro e, por isso, fizemos um post especial no blog.  Você lê para o seu filho? Saiba que a leitura traz inúmeros benefícios para crianças, mas você sabe escolher o livro ideal de acordo com a faixa etária? 
 De acordo com a psicopedagoga da Neurofisio Intensiva, Juliana Almeida, cada idade precisa de um conteúdo desenvolvido especialmente para atender as necessidades, aguçando a curiosidade dos pequenos e transmitindo a mensagem da forma correta. Um bom livro (adequado à idade) pode fazer toda diferença no desenvolvimento da criança.
Confira algumas indicações de acordo com a faixa etária:
0-3 anos: É importante que os livros tenham muitos desenhos (gravuras de animais e objetos familiares a ela), cores e texturas, que chamem a atenção da criança. Modelos de banho e de tecidos são ideais para essa idade. Ler contos de fadas e cantar músicas infantis para a criança também é essencial. Os livros de pano, de papéis ou de borracha são ótimas opções!
4-6 anos: É a idade em que as crianças passam a aproveitar as histórias curtas de contos de fadas e aventuras, ou até mesmo, as que retratam a escola e as relações familiares. Procure um livro que contenha histórias curtas com muitas ilustrações e poucas páginas, textos simples, grandes e bem espaçados, tornam o livro mais lúdico. 
7-9 anos: É a fase em que a criança inicia a alfabetização e a formação da personalidade, momento muito importante para manter e estimular o contato com os livros para desenvolver e auxiliar a criança no processo de aprendizagem. Os livros mais indicados para esta faixa etária são os que trazem histórias que ampliam o repertório cultural das crianças e o vocabulário.

10-12 anos: Torna-se dispensável a utilização das ilustrações em livros, podendo apostar em uma linguagem mais elaborada, pois a criança já tem maior conhecimento da escrita. As crianças nesta faixa etária costumam se interessar por histórias de suspense e mistério, curiosidades sobres os animais e as próprias vivências escolares.

A partir de 12 anos: As crianças entrando na fase da pré-adolescência, já são capazes de estabelecer uma leitura mais aprofundada, criando reflexões e críticas sobre o livro. Os mais indicados são os de literatura fantástica que submetem a criança a uma realidade paralela e são mais atraentes.


Com essas orientações básicas, você já sabe o que é mais indicado para cada idade. O importante é desenvolver nas crianças o hábito da leitura desde cedo para que elas tenham uma boa formação e cheguem com boas referências à vida adulta. 
Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita