Uso excessivo de smartphone causa dores na coluna

Em filas, recepções ou em qualquer outro ambiente de espera é comum encontrar as pessoas utilizando o smartphone. Seja para enviar uma mensagem, acessar o e-mail ou dar aquela conferida nas redes sociais, a utilização do aparelho parece ser inevitável.

Há alguns anos profissionais da saúde vêm chamando atenção para um problema postural desencadeado pelo uso excessivo dos smartphones. Em inglês, a postura é conhecida como “text neck” – pescoço de texto – refere-se à maneira como as pessoas inclinam a cabeça para consultar o aparelho.

Com o tempo a má postura pode desgastar a coluna vertebral, sobrecarregando as vértebras cervicais, o que pode motivar casos de degeneração tratáveis apenas com cirurgias. Se você já sentiu aquela dorzinha na região superior das costas e no pescoço fique atento! Esse é um dos primeiros sintomas do problema. A má postura pode gerar alteração da biomecânica da coluna cervical (pescoço) em crianças e jovens durante o período de crescimento ósseo, levando a comprometimentos posturais fixos.

De acordo com a Fisioterapeuta da Neurofisio Intensiva Dayane Paião, além de dor nas costas, a pessoa que usa excessivamente o smartphone pode ter tensão muscular, compressão de nervos e hérnias de discos e sentir desconforto nos ombros, braços, mãos e cotovelos.

Prevenir é a melhor maneira de combater esse problema, mas no campo da fisioterapia há técnicas de terapias manuais, exercícios planejados de fortalecimento muscular, alongamentos e correção postural.

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita