fbpx

CME estimula crianças com atraso no desenvolvimento motor a andar

Você já ouviu falar de Cuevas Medek Exercises (CME)? Trata-se de um método terapêutico desenvolvido pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas no início dos anos 70, voltado para crianças com alteração no desenvolvimento motor causada por síndromes não degenerativas. O programa de exercícios tem o objetivo de estimular a criança a andar.
Geralmente os bebês adquirem o controle cervical por volta dos 4 meses, sentam entre os 7 e 9 meses, passam para a posição em pé com apoio entre 9 e 10 meses e andam entre 12 e 16 meses. Esse desenvolvimento acontece naturalmente em virtude de um “processo de organização genético do sistema nervoso central, onde este é programado a produzir sob a influência da força da gravidade”. A terapia CME visa justamente estimular o aparecimento dessas respostas automáticas do cérebro, independentemente da motivação e empenho do paciente.
O CME pode ser aplicado a partir dos três meses de vida até que o paciente atinja a marcha independente, sendo o uso dessa terapia limitado de acordo com a altura e peso. É preciso destacar que antes de iniciar qualquer exercício é imprescindível realizar uma avaliação para identificar as funções motoras básicas ausentes, a partir disso são fixados alguns objetivos que devem ser atingidos nas 8 primeiras semanas de tratamento.

Veja alguns vídeos dessa técnica disponíveis aqui.


WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita