Fisioterapia para pacientes com atraso de desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor de uma criança deve ser atentamente observado pelos pais, afinal existem parâmetros daquilo que é esperado em cada fase do bebê. É claro que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento, mas existe um tempo máximo para que cada situação ocorra.

Até os três meses o bebê deve ter o controle de cabeça, sendo esta a primeira etapa motora. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente.

Quando os pais notam algum tipo de estagnação em alguma fase do desenvolvimento é necessário recorrer a um pediatra para que os primeiros sinais sejam investigados e, se necessário, o haja o encaminhamento para uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.

Nesses casos de atraso no desenvolvimento motor a fisioterapia trabalha para estimular a criança com brinquedos, bolas, posições, entre outros recursos. Geralmente os pequenos respondem bem a esse tipo de tratamento e começam a desenvolver melhor a sua função de acordo com cada etapa de vida. É importante destacar que o fato de uma criança precisar de algum tratamento fisioterápico não significa que ela esteja doente.

Há cerca de 4 meses a Alice faz tratamento aqui na Neurofisio Intensiva com o intuito de fortalecer a musculatura para estimular a marcha. Nossa gatinha já caminha com auxílio parcial da fisioterapeuta Maiara e nesse curto prazo já desenvolveu bem a propriocepção, noção de espaço e equilíbrio.   

Se você já procurou um médico e obteve uma indicação para sessões de fisioterapia, venha conhecer nossa clínica e um pouco mais sobre o nosso trabalho. Nosso telefone para contato é o (18) 3916-6524.




Rolar para cima

Agende uma visita gratuita