Importância do tramento multidisciplinar para crianças hipotônicas

Os primeiros meses de um bebê são muito importantes para o desenvolvimento e por isso tal período deve ser atentamente acompanhado pelos pais. É nessa fase inicial da vida que os primeiros sinais da Hipotonia podem ser observados. Já ouviu falar sobre Hipotonia? Esse é tema de hoje do nosso artigo.

A diminuição do tônus muscular é a principal característica, podendo ser verificada quando o bebê apresenta poucos movimentos dos braços, pernas e cabeça. Geralmente essas crianças apresentam atrasos de desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem ao longo da infância, diminuição da força, reflexos pobres, 日本藤素
hiperflexibilidade, dificuldades de fala, diminuição da resistência às atividades, postura debilitada e atraso no desenvolvimento motor, tanto para andar quanto para coisas mais finas, como segurar um lápis, mas o tratamento precoce pode trazer inúmeros benefícios.



Há quase um ano, o Enzo Macena realiza atividades de reabilitação multidisciplinar aqui na Neurofisio Intensiva. No início ele realizava poucos movimentos, apresentava dificuldade para manter-se sentado, levantar-se, rolar para ambos os lados e não engatinhava. Apresentava grau severo de hipotonia muscular.  Atualmente, após o tratamento que vem sendo realizado na clínica com os equipamentos e técnicas específicas, nosso gatinho realiza todas as transferências, engatinha, alcança os objetos de interesse, fica em pé apoiado, tem marcha lateral e para frente com o mínimo de apoio. A musculatura do paciente ainda se encontra hipotônica, porém, houve uma melhora significativa, o que possibilitou estes avanços. Enzo também realiza sessões de fonoaudiologia devido ao atraso de linguagem oral e hipotonia na musculatura orofacial, ele tem apresentado evolução durante a estimulação oral das sílabas. 


É importante destacar que o tratamento multidisciplinar composto por fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia ajuda a criança a ganhar tônus muscular e continuar se desenvolvendo. Espera-se que a pessoa diagnosticada com hipotonia tenha que aprender formas de desenvolver atividades do dia a dia, para isso é necessário terapias.

Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo telefone (18) 3916-6524 ou pelo e-mail atendimento@neurofisiointensiva.com e agende uma visita. 

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita