fbpx

Respiração oral e mastigação inadequada prejudicam a saúde

Você tem o hábito de respirar pela boca? E de mastigar de um lado só? Essas práticas podem parecer sem importância, mas em longo prazo podem ser prejudiciais à musculatura da face, alterando a deglutição, fala e estética da face. Isso acontece porque a língua, as bochechas e os lábios perdem força muscular, tornando-se o que chamamos de hipotônicos.

A mastigação feita por apenas um lado pode desenvolver a mordida cruzada e a fala alterada, além de causar um posicionamento errado da língua.

Para tratar esse tipo de problema, o papel do fonoaudiólogo é fundamental. Ele trabalha a musculatura através de exercícios que adequarão o tônus muscular, a postura dos órgãos responsáveis pela emissão dos sons, a mastigação, deglutição e a fala.

Aqui na Neurofisio Intensiva, a Flavinha faz sessões de fono para corrigir a mastigação, treinar a respiração nasal e fortalecer a musculatura da boca. Segundo a fonoaudióloga Karla Lins, uma mastigação inadequada pode gerar desgastes na articulação temporo mandibular (ATM), acarretando desgaste ósseo, que consequentemente pode proporcionar o deslocamento da mandíbula, algo extremamente doloroso.

 


Fonoaudióloga Karla ensinando os exercícios que devem ser reproduzidos pela Flavinha 

   Treino de Mastigação


Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita