Respiração oral e mastigação inadequada prejudicam a saúde

Você tem o hábito de respirar pela boca? E de mastigar de um lado só? Essas práticas podem parecer sem importância, mas em longo prazo podem ser prejudiciais à musculatura da face, alterando a deglutição, fala e estética da face. Isso acontece porque a língua, as bochechas e os lábios perdem força muscular, tornando-se o que chamamos de hipotônicos.

A mastigação feita por apenas um lado pode desenvolver a mordida cruzada e a fala alterada, além de causar um posicionamento errado da língua.

Para tratar esse tipo de problema, o papel do fonoaudiólogo é fundamental. Ele trabalha a musculatura através de exercícios que adequarão o tônus muscular, a postura dos órgãos responsáveis pela emissão dos sons, a mastigação, deglutição e a fala.

Aqui na Neurofisio Intensiva, a Flavinha faz sessões de fono para corrigir a mastigação, treinar a respiração nasal e fortalecer a musculatura da boca. Segundo a fonoaudióloga Karla Lins, uma mastigação inadequada pode gerar desgastes na articulação temporo mandibular (ATM), acarretando desgaste ósseo, que consequentemente pode proporcionar o deslocamento da mandíbula, algo extremamente doloroso.

 


Fonoaudióloga Karla ensinando os exercícios que devem ser reproduzidos pela Flavinha 

   Treino de Mastigação


Rolar para cima

Agende uma visita gratuita