fbpx

ABA

ABA

Aqui na Neurofisio Intensiva nós contamos com uma equipe interdisciplinar altamente capacitada para o atendimento de crianças com TEA, sob a perspectiva de diferentes abordagens.
Você já deve ter ouvido falar em ABA, Son Rise, Tecch, Denver… A primeira coisa que a gente precisa entender é que ABA é uma ciência. Applied Behavior Analysis ou Análise Aplicada do Comportamento.
É o ABA que baseia todas as terapias comportamentais com comprovação científica de eficácia para tratamento de crianças com autismo. O modelo Denver de intervenção precoce, por exemplo, deriva dessa ciência. Portanto, ele é baseado no ABA, porém o Denver é um método patenteado, com algumas técnicas específicas a mais.
O ABA é uma metodologia estritamente comportamental que trabalha com o uso de reforçadores, concretos ou sociais, na modelagem do comportamento do autista. Esse tipo de intervenção é feita de maneira estruturada, focando nos comportamentos alvo de intervenção, o que em sua maioria envolve comportamentos ligados à linguagem e comportamentos inadequados.
As intervenções ABA são individualizadas e intensivas, geralmente de 10h a 40h semanais, além disso são focadas nas habilidades necessárias para que o autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.

Uma das características marcantes dessa linha de tratamento é a aprendizagem sem erros. Geralmente, as oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. Um dos benefícios do aprendizado sem erros é que diminui a frustração e o desânimo. Ao garantir que os alunos respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros pode ajudar a aumentar a motivação e o prazer de aprender.

Quer mais informações sobre essa linha de intervenção terapêutica e como ela é aplicada aqui na Neurofisio Intensiva? Entre em contato com a gente!

Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem.

Ivar Lovaas

neurofisio_intensiva

logo_neurofisio
Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita