síndrome de down: conheça as características e o processo de inclusão

Olá pessoal! Preparamos esse post para inaugurar uma série especial sobre a Síndrome de Down. Você sabia que no Brasil existem cerca de 300 mil pessoas com essa condição genética? Bastante gente, não é?! Essa síndrome é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Geralmente eles têm algumas características físicas como os olhos puxadinhos, linha única na mão, separação grande dos dedos do pé, leve estrabismo e estão mais propensos a desenvolverem algumas doenças cardíacas e respiratórias. São hipotônicos, ou seja, são mais molinhos e possuem frouxidão ligamentar, que são as juntas mais flexíveis. Além disso, o desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da mesma idade. Essas são apenas características gerais, mas é importante que você saiba que cada um tem uma forma única de construir a sua personalidade.

Se você acabou de receber a notícia que terá um bebê com síndrome de Down na sua família, tenha calma! Você não está sozinho! Veja o relato da Érika, mãe do pequeno Arthur. É de aquecer o coração!

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita