Por lugares acessíveis

Acessibilidade e inclusão em teoria é direito de todos, afinal, ambos servem para a melhoria na qualidade de vida, independência e igualdade. Mas, na prática, sabemos que não é bem assim.

Basta se colocar no lugar de quem possui alguma deficiência e pensar “por que eu não posso fazer sozinho o que o outro faz? Por que eu preciso de ajuda e eles não?”. Ao se colocar no lugar do outro, percebermos que a inclusão e a acessibilidade são extremamente importantes para a sociedade nos dias atuais.

Um ótimo exemplo de lugar que se adaptou aos novos tempos e se preocupou com a acessibilidade para seus visitantes, foi o Parque Ecológico Imigrantes (PEI), localizado em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

Inaugurado em novembro de 2018, o parque promove uma ótima forma de relacionamento entre seu público e o meio ambiente. Por meio de rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, plataformas, recursos eletrônicos de áudio (como a Trilha Sensorial na Mata Atlântica, por exemplo) e corrimãos adaptados, o PEI é referência quando se trata de acessibilidade.

Segundo a revista D+ (2019, pág. 56 e 57), “O acesso ao parque atende a norma brasileira ABNT NBR 9050 de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.” É inegável que este é um projeto que dá certo, pois evidencia a importância de suas estruturas, valorizando assim, atividades de ecoturismo inclusivo, menor impacto, construção sustentável, educação ambiental, preservação das fontes de água, Mata Atlântica, Bioconstrução, entre outros.

Em resumo, o PEI é um exemplo a ser seguido por proporcionar a melhor experiência possível para seus visitantes. Conheça mais sobre o parque clicando aqui.

Foto: Estadão

Serviço

Endereço: Rodovia dos Imigrantes – Curucutu | São Bernardo do Campo – SP

Telefone.(11) 43480786

Email: contato@parqueecologicoimigrantes.org.br

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita