5 mitos sobre a infância

Quando o assunto é a infância existem muitos mitos que são propagados como verdade, mas que na prática não passam de histórias sem fundamento. Neste post iremos falar sobre alguns dos mitos mais comuns que são passados como verdade.

1- As crianças estão brincando menos:
Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar, ou até mesmo já falou que as crianças não brincam mais como antes. Em certo ponto é verdade, elas não brincam como antes, mas não significa que brincam menos. As brincadeiras mudaram, a forma de entretenimento mudou, temos essa impressão por ter como base uma infância de brincadeiras que em sua maioria aconteciam ao ar-livre. Atualmente há diversas formas de brincar e as crianças utilizam das que lhes são propostas. É importante que os pequenos brinquem, já que faz parte do desenvolvimento e aprendizado deles.

2- Quanto mais brinquedos melhor:
Não é a quantidade de brinquedos, mas sim como a criança brinca, quantidade não é qualidade. Incentivar a criar novos meios de brincar e interagir com os brinquedos desenvolve a criatividade, percepção e imaginação dos pequenos. Ofereça menos opções para que a criança possa explorar mais formas de brincar, quando ficar cansativo troque o brinquedo, estimule a imaginação.

3- Cuidados com a saúde bucal só quando nascerem os dentes:
Os cuidados com a saúde da boca começam antes mesmo dos dentes nascerem, essa limpeza é diferente para cada momento da vida do bebê. Antes da primeira dentição é preciso fazer a limpeza com uma dedeira, gaze ou algum pano úmido, não utilize pasta de dentes.

4- Crianças autistas vivem em outro universo:
Isso não é verdade, crianças com transtorno do espectro autista tem um outro modo de interagir com mundo e a sociedade. Eles têm noção do seu ambiente, o seu modo de interagir com ele é diferente.

5- Crianças com Síndrome de Down devem frequentar escola especial?
As crianças com Síndrome de Down ou com outras deficiências podem e devem frequentar a escola regular para entrar em contato com outras crianças e desenvolver seus conhecimentos e amizades. Ela pode receber ajuda em pontos que tem maior dificuldade. A diversidade só tem a agregar na educação de todos.

E você conhece mais alguma coisa que é falso, mas que muitos acham verdadeiro? Conte pra gente nos comentários pra todo mundo saber!

Rolar para cima

Agende uma visita gratuita