fbpx

Conheça a síndrome de Moebius

Esta semana foi dia da conscientização sobre a síndrome de Moebius. Você conhece essa síndrome? Ela é rara atinge cerca de 1:10.000 a 1:50.000 nascidos vivos. A síndrome consiste em um distúrbio neurológico, caracterizado por paralisia não progressiva dos nervos cranianos, resultando pouca expressividade facial e estrabismo.

O diagnóstico é feito com base em sintomas e resultados clínicos. Entre as características principais estão a incapacidade de fechar a boca, falta da expressão facial (dificuldade para sorrir), a paralisia do nervo facial, dificuldade na fala, fraqueza muscular na região superior do corpo, entre outros.

Essa síndrome não tem cura, mas há diversos tratamentos que podem estimular uma vida ativa com independência. As terapias servem para dar ao paciente mais autonomia, conforto e autoestima.

Entre essas terapias estão fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Esses tratamentos devem ser contínuos, como explica a fisioterapeuta da clínica Neurofisio Intensiva, Vanessa Macorini “o tratamento vai depender da avaliação, no exame físico e clínico, variando de acordo com o comprometimento apresentado”.

 A multidisciplina é um componente importante, pois nela são trabalhados vários pontos do paciente de forma a compreender melhor as necessidades que o mesmo apresente “ são pacientes muitas vezes ativos na parte motora, mas que precisam de um trabalho de fortalecimento, de equilíbrio e coordenação, um trabalho intenso com fonoaudióloga por questão da fala, terapia ocupacional e psicólogos” finaliza Vanessa.

Fale conosco
Enviar mensagem
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita