fbpx

Ginástica laboral: O que é, pra que serve e de que forma beneficia a empresa e os funcionários?

Ginastica laboral, você sabe o que é? Ela é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa, podendo ser três vezes por semana ou na frequência que a empresa achar necessária. Seu principal objetivo é prevenir doenças relacionadas ao trabalho e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas.

Esse tipo de ginástica tem como foco a prevenção de lesões ou, então, correção. Sendo elas muito importantes, pois melhoram o desempenho do funcionário, ajuda na saúde do mesmo além de transformar o ambiente da empresa.

A empresa pode optar por qual período a atividade traz melhor benefícios, podendo ser ela:

Preparatória: Seu objetivo é preparar o organismo para o trabalho físico. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.

Compensatória: Realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

Relaxamento: Realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alívio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.

Quem ganha com isso? Todos funcionários e a empresa, pois essas atividades melhoram o desempenho do funcionário que se encontra mais disposto e preparado para a jornada de trabalho, logo ele irá render mais em sua função. Além disso há pesquisas que indicam a diminuição nos índices de afastamento médico e gastos com despesas médicas, pois a atividade física tira os colaboradores de uma rotina sedentária. Isso ocorre, pois, o corpo está em movimento se exercitando, melhorando seu condicionamento e sistema imunológico.

Outros fatores podem ser citados como aumento do foco, a concentração e a disposição que diminuem riscos de acidentes de trabalho e minimiza a sensação de fadiga e esgotamento.

Segundo a fisioterapeuta Vanessa Macorini, especializada em fisioterapia do trabalho “O profissional capacitado para executar essa função colabora para o bem-estar dos colaboradores e consequentemente para a bom rendimento no trabalho”.   

Fontes

https://www.infoescola.com/educacao-fisica/ginastica-laboral/

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita