fbpx

Entendendo o AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Ainda há como se prevenir e se reabilitar mesmo após o AVC.

Tratamento

A reabilitação de quem sofreu um AVC dependerá de pessoa para pessoa. Para cada caso há recursos para o tratamento, conforme a gravidade. Após receber indicação médica, o paciente deve procurar uma equipe multidisciplinar, a fim de obter uma melhor recuperação e qualidade de vida, visando minimizar as diversas complicações, como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala e na alimentação, além de depressão e outras implicações.

Na fisioterapia o paciente vai reaprender movimentos básicos, que podem ter sido comprometidos, como caminhar, deitar, levantar entre outros que se tornam complicados.

Já terapia ocupacional tem como papel exercícios diários como escovar os dentes, comer, beber, pentear os cabelos, trocar de roupa etc. Com o objetivo de reintegrar o paciente em seu cotidiano  visando maior independência.

Além da fisioterapia e da terapia ocupacional, a fonoaudiologia é muito importante nesse processo, é nela que o paciente vai reaprender a fala, afinal a comunicação é parte importante do cotidiano e está diretamente ligada à autoestima.

Sintomas

  • Boca torta;
  • Perda da força ou formigamento na face, braço ou perna;
  • Dificuldade na fala;
  • Perda da visão;
  • Desmaio;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Vertigem, náuseas e dificuldade para engolir.

 

Prevenção

Há como se prevenir, uma das alternativas é a mudança de alguns hábitos como parar de fumar e ou ingerir bebidas alcoólicas, comer menos comidas gordurosas e praticar exercícios físicos. Se a pressão for alta ou for diabético mantenha sempre seu medicamento em dia e consulte seu médico.

Ainda há atividades para quem já teve AVC se manter longe de outro. Essas atividades são benéficas para o corpo e tratamento, são elas;

  • Corrida;
  • Spinning;
  • Musculação;

Sempre consultando um profissional para indicar a melhor opção e com que frequência deve ser realizado o exercício.

De acordo com a fisioterapeuta responsável da Neurofisio Intensiva, Vanessa Macorini, o treino de marcha é essencial para a reabilitação desses pacientes, iniciando com auxílio e evoluindo para a marcha independente. Atualmente a clínica possui equipamentos que facilitam o desenvolvimento desse treino ao suspender o paciente dando suporte facilitando a troca de passos.

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado na Neurofisio Intensiva, entre em contato pelo telefone (18) 3916-6524 e agende seu horário.

 

Fontes

http://fisioterapia.com/conheca-as-atividades-mais-recomendadas-para-cada-tipo-de-problema-de-saude/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/avc

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para tirar suas dúvidas
👋 Olá!
Rolar para cima

Agende uma visita gratuita