Neurofisio Intensiva

Conheça a Comunicação Alternativa

A comunicação é uma atividade inerente à natureza humana que implica a interação e a posição comum de mensagens com significados. Entretanto algumas pessoas possuem sérias restrições comunicativas que interferem diretamente no comportamento e desenvolvimento dos sistemas sociais. Nesse contexto a comunicação alternativa pode ser uma ferramenta importantíssima na vida cotidiana, pois possibilita a independência, a produtividade, o aprendizado, a integração e a iniciativa, além de melhorar a autoestima

A comunicação alternativa é voltada a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou com defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. São desenvolvidos meios para que possa haver comunicação entre criança, família e grupo social através de métodos alternativos.

Qualquer pessoa que apresente dificuldade de comunicação pode implantar a comunicação alternativa em sua vida e ambiente. Autista, paralisia cerebral, AVC são alguns exemplos de aplicação desse recurso.
É importante destacar que quanto mais cedo for percebido problemas na comunicação, mais cedo deve-se iniciar o tratamento. 

Vários podem ser os sistemas alternativos para comunicação. O indivíduo pode usar um tabuleiro de comunicação que contenha símbolos gráficos como fotos, figuras, desenhos, letras, palavras e sentenças e construir sentenças ao apontar para fotos, desenhos ou figuras estampadas, de modo a se fazer entender no ambiente escolar e social. Há ainda sistemas que utilizam tecnologia avançada, como os sistemas computadorizados e softwares específicos.

A clínica Neurofisio Intensiva faz uso deste recurso em seu atendimento e cotidiano, buscando inserir cada vez mais os pacientes em uma rotina comum com uma boa forma de comunicação. Segundo a terapeuta ocupacional 

Fernanda Babora, “hoje a comunicação alternativa é um importante aliado no processo de inclusão, favorecendo a autonomia e independência do indivíduo, sendo de fácil acesso a implantação”.

x Close

Like Us On Facebook

Tire suas dúvidas